Empréstimo com garantia de imóvel

Contrato de empréstimo com garantia de imóvel

Contrato de empréstimo é o documento oficial que representa a dívida assumida pela pessoa que decidiu realizar um empréstimo.

No caso do empréstimo com garantia de imóvel, a hipoteca da propriedade é a forma que o credor tem de garantir o dinheiro que investe ao conceder o empréstimo. Caso a dívida não seja paga pelo devedor, o imóvel é vendido e o valor é usado para quitá-la. A hipoteca só é extinta quando o devedor finalizar o pagamento total do empréstimo.

Contrato de empréstimo com garantia de imóvel

contrato imovel

Aqui estão reunidas algumas informações sobre como o contrato é definido.

O valor do empréstimo é determinado por várias condições, como:

  • Avaliação da renda: o banco avalia sua renda, a fim de garantir que a fonte seja segura o bastante para cumprir um processo a longo prazo.
  • Avaliação das dívidas do devedor no mercado financeiro: o Banco Central do Brasil (BACEN) é informado por todos os bancos sobre as dívidas que cada cliente possui. Omitir as dívidas na entrevista pode ser bastante negativo, afinal, o empréstimo pode durar muitos anos e é preciso ser feito com base em uma relação de confiança entre o banco e o cliente.
  • Avaliação do imóvel: o valor do imóvel será avaliado pela própria instituição bancária e influenciará no valor do pagamento mensal (chamado de amortização). Como na avaliação das dívidas, é importante fornecer dados bastante precisos e próximos da realidade.

Sobre o pagamento da taxa de juros, a maioria dos bancos permite que o cliente escolha pagá-la via Tabela Sac ou Tabela Price. Ambas calculam os juros sobre o valor total da dívida, a diferença entre as duas é o modo de calcular as parcelas e a definição de como a amortização será realizada.

Aqui está um modelo de contrato de empréstimo com garantia de imóvel:

dineiro contrato imovel

Pelo presente contrato particular de empréstimo de dinheiro com garantia de hipoteca, de um lado,__, (nacionalidade, estado civil, profissão Identidade, CIC e endereço), de ora em diante denominado simplesmente por CREDOR, e, de outro lado,__, (nacionalidade, estado civil, profissão, Identidade, CIC e endereço), de ora em diante denominado simplesmente DEVEDOR, têm justo e contratado o seguinte:

CLÁUSULA 1ª – O CREDOR dá como empréstimo ao DEVEDOR, mediante hipoteca de uma casa residencial, situada na Rua, __ n°__ na cidade de,__, devidamente matriculada sob o n°__ , alugada para o Sr,__, a quantia de R$__ (por extenso) (equivalente a,__, índice que o governo estipular), valor de registro, mediante as condições seguintes.

CLÁUSULA 2ª – Que a quantia acima emprestada vencerá juros de,__ % ao mês (ano ou dia), devendo ser restituída ao CREDOR no dia,__, do mês de,__, de 20__, acrescida dos juros e correção monetária, no domicílio do CREDOR ou em local por ele indicado.

CLÁUSULA 3ª – Na falta do pagamento do empréstimo na data aprazada, o DEVEDOR pagará uma multa no percentual de__ % mais juro moratório sobre o débito no percentual de__%, por dia, acrescido de correção monetária sobre o montante apurado, ficando o CREDOR com direito de tomar posse do imóvel hipotecado, administrando-o com amplos poderes, recebendo os aluguéis, dando recibos e utilizando os valores dos aluguéis na amortização do débito até completo pagamento da dívida.

CLÁUSULA 4ª – Todos os encargos que venham a recair durante o período da posse pelo CREDOR, sobre o referido imóvel, continuarão de responsabilidade do DEVEDOR, devendo ser acrescidos na dívida.

dineiro contrato

CLÁUSULA 5ª – CLÁUSULA ESPECIAL (utilizar esta cláusula no caso de omissão ou para cláusula especial).

CLÁUSULA 6ª – Fica eleito o foro desta cidade de,__, para dirimir qualquer dúvida referente a este contrato.

E assim, por estarem plenamente contratados na forma acima, assinam o presente contrato na presença de testemunhas que a tudo assistiram e conhecimento tiveram e em duas vias de igual teor. ___________, __ de__ de 20__.

CREDOR

__________

DEVEDOR

_________

TESTEMUNHAS

______________

______________

2 pensamentos em “Contrato de empréstimo com garantia de imóvel”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *